A deformidade tuberosa da mama, mais conhecida como mama tuberosa, acomete mulheres jovens, uni ou bilateralmente e tem incidência exata ainda desconhecida.
Se você chegou até aqui, provavelmente se deparou com esse termo e quer saber mais sobre o assunto, não é mesmo? Então, continue a leitura que eu te explico tudo sobre!
A tuberosidade mamária é uma rara alteração que foi descrita pela primeira vez em 1976. A deformidade recebeu esse nome pela semelhança com raízes de plantas tuberosas.
Essa condição surge devido a presença de um tecido fibroso em forma de anel na base da mama, abaixo da aréola. Esse “anel” impede que as mamas se desenvolvam adequadamente durante a puberdade, o que resulta num crescimento direcionado para a aréola!
Como dito anteriormente, a incidência da mama tuberosa ainda é desconhecida, mas estudos recentes apontam que a causa pode ser uma combinação de fatores ambientais e genéticos. Explico:
Embriologicamente, a mama inicia seu desenvolvimento na 5ª semana de vida intrauterina, por isso, quando falamos em fatores ambientais, desconfia-se que a exposição a hormônios durante a gravidez podem contribuir para o desenvolvimento da mama tuberosa.
Já quando falamos em fatores genéticos, significa que a mama tuberosa pode ser uma condição hereditária, transmitida de pais para filhos.
É fato que essa condição traz desafios emocionais e pode abalar muito a autoestima de mulheres de todas as idades. Preocupação excessiva com a imagem corporal, insegurança ao usar uma roupa decotada ou biquíni e insatisfação com a aparência das mamas fazem parte dos dias de quem sofre com a tuberosidade mamária.
Tudo isso, afeta negativamente o bem-estar emocional e a autoconfiança. É aí então que, geralmente, se torna um grande sonho corrigir cirurgicamente a deformidade.
A correção da mama tuberosa é feita cirurgicamente através de algumas técnicas da cirurgia plástica que variam conforme a necessidade e desejo da paciente, dentre elas:
Os cuidados pós-operatórios e o período de recuperação da cirurgia de correção das Mamas Tuberosas irão depender da técnica cirúrgica escolhida.
No entanto, na maioria das vezes, eles são semelhantes aos da Mamoplastia de Aumento, sendo necessário repouso, pausa na exposição solar e nas atividades físicas intensas.
Além disso, como sempre cito por aqui, é extremamente necessário seguir as orientações da sua médica cirurgiã para otimizar o processo de recuperação.
Se você tem mamas tuberosas, está buscando corrigi-las cirurgicamente e chegou até aqui, clique nos botões disponíveis no site e agende uma consulta comigo através do WhatsApp.
Estarei ansiosa para te guiar rumo à busca de uma boa relação com suas mamas!
Entendeu a minha queixa inicial, que era fazer a reparação da mama pós cirurgia bariatrica, me apresentou detalhadamente qual seria a melhor opção e a forma que o processo cirúrgico seria conduzido, tivemos vários encontros antes da cirurgia para que não houvesse quaisquer dúvidas sobre as minhas expectativas e sobre as possíveis contingências que o pós cirúrgico pudesse trazer.
Fui devidamente orientada que o sucesso/resultado da minha cirurgia reparadora dependia muito de como eu iria me comportar, principalmente porque teria algumas restrições de movimentos e etc., ou seja, paciência e cuidado!
Janaína Valiente
Começando pela acolhida da primeira consulta, explicando e tirando todas as minha dúvidas, após a cirurgia o carinho e preocupação com meu bem estar.
Quero ainda realçar toda a equipe que foram indispensáveis para o sucesso da cirurgia que foi a realização de um sonho fazer uma abdominalplastia aos 61 anos.
Só agradecer e pedir a Deus que cubra de bênçãos a Dra. Fernanda por ser essa pessoa especial…
Miriam Conceição
Uma pessoa atenciosa, que preza pelo bem estar do paciente.
Não me arrependo de a ter escolhido como minha cirurgiã, tendo sido atendida de forma excepcional, desde o primeiro contato com a secretária até o atendimento pós operatório.
Recomendo de olhos fechados!
Marianne Orue
Tirou todas as dúvidas que eu nem sabia que tinha. Equipe muito acolhedora e o resultado foi melhor do que eu esperava.
Naiara Nascimento